top of page

Produtos para revestimentos de superfície desenvolvidos com tecnologia nano são muito mais duráveis pois exercem adesão dentro de um nível molecular.

 

São utilizados em sua composição o dióxido de silício e titânio. A areia da praia e as pedras ao nosso redor são feitos de dióxido de silício. Nossa tecnologia é inerte, os minerais são amorfos o que significa que vem da terra e a ela retorna sem efeitos nocivos. Por isso a nossa tecnologia é segura para o meio ambiente, ou seja “ecologicamente correta”.

 

A NANOTECNOLOGIA

São utilizados em sua composição o dióxido de silício e titânio. A areia da praia e as pedras ao nosso redor são feitos de dióxido de silício. Nossa tecnologia é inerte, os minerais são amorfos o que significa que vem da terra e a ela retorna sem efeitos nocivos. Por isso a nossa tecnologia é segura para o meio ambiente, ou seja “ecologicamente correta”.

 

O dióxido de silício é também encontrado em vegetais, água e cerveja, e é considerado como um aditivo alimentar seguro. Ao contrário de outros revestimentos com propriedade de repelir liquidos, nós não usamos compostos controversos em nossa tecnologia. Utilizamos dioxido de silicio e titanio que são formas seguras de criar uma camada de matriz de vidro entre o ambiente e a superfície. É indetectável e de longa duração. 


Ao contrário da maioria dos produtos encontrados no mercado, nossos revestimentos não mudam a cor ou o acabamento de sua superfície, são inodoros, incolores, atóxicos, inertes e não alteram a aderência “grip” da superfície.

Curiosidades sobre a nanotecnologia:

 

É difícil imaginar o quão pequena é a nanotecnologia. Um nanômetro é um bilionésimo de um metro, ou 10-9  de um metro.

 

Aqui estão alguns exemplos ilustrativos:

 

Há 10.000.000 nanômetros em um centímetro.

A folha de jornal tem cerca de 100.000 nanômetros de espessura.

Numa escala comparativa, se um slab (folha) de mármore é um nanômetro, em seguida, um metro seria o tamanho da Terra.

A fita do DNA humano tem 2,5 nanômetros de diâmetro.

Um  fio de cabelo humano tem de 80.000 a 100.000 nanômetros de espessura.

Um átomo de ouro tem o diâmetro de 1/3 de um nanômetro.

Um nanômetro é o quanto a sua unha cresce em um segundo.

 

Nanociência e nanotecnologia envolve a capacidade de ver e controlar átomos e moléculas individualmente. Tudo na Terra é composto por átomos,  os alimentos que comemos, as roupas que vestimos, os edifícios e casas em que vivemos, e nossos próprios corpos.

 

Mas algo tão pequeno como um átomo é impossível ver a olho nu.

 

A verdade, é que é impossível ver com os microscópios tipicamente usado em uma aula de ciências do ensino médio. Os microscópios necessários para ver as coisas em nano escala foram inventados há relativamente pouco tempo, cerca de 30 anos atrás.

 

Uma vez que os cientistas tinham as ferramentas adequadas, como o microscópio de tunelamento (STM) e do microscópio de força atômica (AFM), a era da nanotecnologia surgiu em termos práticos.

 

Apesar da nanociência e a  nanotecnologia moderna serem bastante novas, materiais em nano escala foram usadas durante séculos. Partículas de ouro e prata alternativas foram utilizadas para a criação de cores nos vitrais de igrejas medievais centenas de anos atrás.

Os artistas só não sabiam que o processo que eles usaram para criar essas belas obras de arte, na verdade, levou a mudanças na composição dos materiais que estavam trabalhando.

 

Os cientistas e engenheiros de hoje estão encontrando uma grande variedade de maneiras para deliberadamente fazer materiais em nano escala para tirar proveito de suas propriedades melhoradas, tais como maior resistência, menor peso, maior controle do espectro de luz, e maior reatividade química do que suas contrapartes de maior escala.

 

Fonte: www.nano.gov

bottom of page